The Yeatman volta aos encontros com fazedores de vinho

Eventos vínicos voltam ao hotel de luxo de Vila Nova de Gaia. Retomam os jantares com pratos criados pelo chef Ricardo Costa e arrancam as provas mais descontraídas destinadas a conhecer os produtores.

Localizado em Vila Nova de Gaia, o hotel The Yeatman tem uma das melhores vistas para o Porto e para o Douro. O chef Ricardo Costa ocupa-se da cozinha 2 estrelas Michelin do restaurante que, por estes dias, retoma a agenda de eventos que unem vinho e gastronomia, uma marca deste hotel de luxo inaugurado há pouco mais de uma década, são os eventos que combinam a gastronomia e os vinhos.

A agenda foi retomada, após o período de confinamento, e um novo formato, "Meet the Winemaker", uma masterclass, em tom informal, destinada a pôr em contacto apreciadores de vinho e os seus produtores, vindos de todos os cantos do país, como explica Elisabete Fernandes, diretora de vinho do The Yeatman, ao DN. "São ao final do dia, geralmente, à sexta-feira ou ao sábado, com seis vinhos escolhidos pelos produtores". E são acompanhados de histórias. "Queremos que venha o enólogo ou alguém emblemático e que conhece todas as histórias que dão valor à casa."

É um momento muito mais informal, de partilha de curiosidades sobre a propriedade e os vinhos". Era, comenta, uma ideia há muito pedida pelos clientes do The Yeatman. "Esta é uma abordagem mais simpática, num estilo Yeatman", acrescenta. Em vez do jantar com um menu de quatro pratos ou da típica prova em pé, em que todos circulam, aqui há lugares sentados, 20 no total, e foi criada uma tábua de queijos e enchidos pessoal e intransmissível (50 euros). "Sentimos necessidade de ter provas para locais, ao final do dia, a preços mais acessíveis, daí arrancarmos com este formato. É uma vontade nossa para trazer o hotel mais para a cidade", acrescenta.

A este evento soma-se outro, já clássico, no The Yeatman - o jantar vínico, tradicionalmente à quinta-feira, para o qual já há datas e produtores - Niepoort, Churchill"s, Picowines e Valados de Melgaço. Têm estado esgotados, explica.

As provas são acompanhadas de um menu de quatro pratos criado em exclusivo para cada jantar (80 euros por pessoa). A assinatura é do chef Ricardo Costa, a partir da seleção de vinhos que os distintos produtores levam ao The Yeatman.

O hotel tem, desde o início, em 2011, "assumido a sua missão enquanto embaixada de vinhos portugueses, dando a conhecer a diversidade de regiões, perfis e projetos que compõem o mapa vitivinícola nacional. Nestes eventos são dados a conhecer os projetos, na primeira pessoa, por quem lhes dá corpo e alma", diz Elisabete Fernandes.

Fazendo do vinho o seu tema, o The Yeatman promove provas de vinhos de diferentes níveis e tradicionais masterclasses com especialistas e também "wine flights", que podem ser feitos a qualquer hora do dia no bar do hotel. "É uma sequência de prova, com três vinhos já pré-definidos, mais casual, tem uma explicação ligeira, sem a presença permanente de um sommelier", explica Elisabete Fernandes. "O cliente, caso tenha alguma dúvida, pode pedir alguma explicação, mas a folha que acompanha a prova dá-lhe todas as pistas", conclui a diretora da vinhos, há dez anos no hotel, há quatro anos na direção de vinhos, depois de ter sido sommelier e sommelier-chefe.

A conversa decorre em vésperas de entrarem em vigor novas regras relacionadas com restaurantes e hotéis. "Não podemos arriscar qualquer falha. A exigência tem de ser mantida e até temos de elevar a fasquia". Antecipa que deverão contratar uma equipa profissional para realizar a testagem de hóspedes e clientes. A outra regra é manter o distanciamento, outra razão que levou o The Yeatman a rever as suas provas de vinho e criar em "Meet The Wine maker".

lina.santos@dn.pt

Os próximos jantares e encontros vínicos

15 de julho - Niepoort (jantar)

24 de julho - Quinta de Lemos

29 de julho - Churchill"s (jantar)

5 de agosto - Picowines

12 de agosto - Valados de Melgaço (jantar)

25 de agosto - Niepoort

Hotel The Yeatman

Rua do Choupelo, (Santa Marinha)

Vila Nova de Gaia

Porto 4400-088

Tel.: 220 133 135

Reservas: https://eventos.theyeatman.com ou winecellar@theyeatman.com

Mais Notícias

Outras Notícias GMG