Square off, o tabuleiro de xadrez computorizado

CES

Tecnologia que fala para mulheres

A última grande apresentação de novidades tecnológicas, online, a partir dos EUA, não foi tímida em soluções para mulheres.

Os gadgets e a tecnologia têm género? Há produtos tendencialmente preferidos por homens (que costumam vibrar mais com o mundo do gaming e dos computadores em geral) e outros por mulheres, mas neste jogo não há regras. Certo é que há cada vez mais gadgets personalizados à medida de cada um, mulheres incluídas. Daí que todos os anos a feira de eletrónica de consumo CES (Consumer Electronic Show), que costuma realiza-se em Las Vegas, tenha uma panóplia de produtos curiosos pensados para o público feminino.

O CES 2021 pode ter sido online - por causa da pandemia -, mas não foi tímido em soluções peculiares para mulheres. Entre alguns gadgets já disponíveis, destacamos ainda alguns dos produtos mais curiosos presentes no CES que podem chegar em breve ao mercado. Excluímos da lista gadgets que servem todos numa casa - os robôs de cozinha, aspiradores-robô e afins.

Aquecedor Mi Smart Space Heater S

Há estudos a indicar que as mulheres sentem em média mais frio do que os homens. Mas em janeiro e em pleno confinamento (e com a maioria das casas em Portugal a não ter aquecimento centralizado), todos sentem frio. O aquecedor Mi Smart Space Heater S tenta juntar o melhor da conectividade com o melhor dos aquecedores. Com um radiador de 2200W tem a capacidade de aquecer rapidamente qualquer divisão até 46m2. O melhor é poder controlar tudo pelo smartphone, não só a temperatura constantes, mas horas de atuação e com um timer para desligar. Pode ainda ativar-se um bloqueio para crianças e ainda tem uma aba para colocar a roupa a secar.

Batom Yves Saint Laurent Rouge Sur Mesure

O nome é longo e em francês - Yves Saint Laurent Rouge Sur Mesure Powered by Perso -, ou não fosse de uma casa parisiense de moda, neste caso a L'Oreal (que é dona da linha de cosmética da YSL). A novidade high tech é que este batom apresentado na CES consegue misturar tonalidades diferentes para criar quase todo o tipo de cores, eliminando por completo a necessidade de comprar batons novos quando se quer experimentar novos tons para combinar com alguma peça de roupa. Chega ao mercado na Primavera. Ainda não há preço.

Ninu, o perfume inteligente

Este peculiar perfume chamado Ninu funciona através de uma app de inteligência artificial, onde está um mestre virtual de perfumaria chamado "Pierre" que ajuda o utilizador a criar o seu aroma para cada dia. O utilizador pode combinar notas, de forma a inventar um perfume que se adapte ao seu estado de espírito ou ocasião. Alterar os aromas passa a ser fácil.

YogiFi, o tapete de yoga conectado

O YogiFi Mat é um tapete de yoga interativo criado pela Wellnesys que dá instruções em tempo real ao utilizador e corrige a sua forma e postura durante a sessão de ioga. Numa altura em que os ginásios estão fechados,, o tapete liga-se à YogiFi App e a empresa prepara-se para lançar a "Immersive Studio Experience", fazendo uso de realidade aumentada e virtual para "transportar" o consumidor na jornada do ioga. Não é o primeiro aparelho de fitness em casa - há um espelho que traz o professor para a sala e uma bicicleta que faz a sessão de spinning com o utilizador.

Square Off, tabuleiro de xadrez "smart"

Vem da Índia e numa altura em que o xadrez ganha novos fãs, graças ao sucesso da série da Netflix com protagonista feminina, O Gambito da Rainha, o Square Off é o primeiro tabuleiro computorizado de xadrez rolável do mundo. Ou seja, está conectado e permite aos utilizadores jogarem xadrez contra a inteligência artificial integrada no dispositivo. Chega ao mercado durante 2021.

João Tomé é jornalista do Dinheiro Vivo

joao.tome@dinheirovivo.pt

Mais Notícias

Outras Notícias GMG