Sabores algarvios dão vitória a Manuel Pires

O cozinheiro do santa Maria Petiscaria, em Faro, venceu a etapa sul e ilhas do concurso Chef Cozinheiro do Ano 2022.

Manuel Pires, do Santa Maria Petiscaria, em Faro, venceu, esta quarta-feira, a etapa sul e ilhas do concurso Chef Cozinheiro do Ano 2022.

O concorrente apresentou ao júri o menu composto por: Entrada (Biqueirão, Ostra e Gamba da Costa), Prato de Peixe (Bacalhau, Línguas e Chícharos), Prato de Carne (Coelho bravo, Feijoca e Segurelha) e Sobremesa (Melosa, Figueira e Laranja), cozinhado durante a prova com a duração de 4 horas e 30 minutos.

"Não estava nada à espera de ganhar o .1º lugar. Tive algumas dificuldades durante a prova mas acabou bem", comentou Manuel Pires. "Resolvi trazer os sabores do Algarve, onde estou, com produtos muito bons. Treinei muito bem os pontos de cozedura de cada prato", acrescentou.

Em 2.º lugar ficou Fábio Santos, do Landeira, em Tomar, e em 3.º lugar ficou Eulitério Assunção, do Palácio de São Silvestre, em Coimbra. Estiveram ainda a concurso Carlos Marques, do Montargil Monte Novo, João Carneiro, do Páteo Real, e Nuno Martins, do NUMA Restaurante.

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022 continuará com a 3.ª e última Etapa Regional, com mais 6 concorrentes a prestar provas, dia 19 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

Nuno Ferreira, sous-chef do Bairro Alto Hotel, venceu a estapa regional de Lisboa.

Os concorrentes com a melhor classificação disputarão a final nacional em data e local ainda por anunciar.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG