Receita de gaspacho de morango com favas assadas e mostarda

Esta semana a chef Nikita Polido partilha com os leitores do DN uma receita de Gaspacho de morango com favas assadas e mostarda. Para fazer em casa.


A chef Nikita Polido está atualmente à frente da cozinha do seu restaurante Celmar no Meco. Além disso dá aulas na Escola de Hotelaria da Setúbal. Antes de se dedicar à cozinha estudou numa área completamente diferente: engenharia geológica, mas nunca exerceu. Esteve em Barcelona vários anos a trabalhar em cozinhas como o La Barra do chef Carlos Alberan, com uma estrela Michelin e antes disso foi sous chef no restaurante Bravo 24 e na cozinha do hotel W. Quando regressou a Portigal trabalhou como food stylist no Raw Studio.


Esta semana partilha a sua receita de Gaspacho de morango com favas assadas e mostarda:

Ingredientes:

500 gramas de tomate maduro
300 gramas de morangos
25 gramas de pimento vermelho
1 dente de alho
100 ml azeite virgem
40 ml de vinagre velho (ou de sidra)
80 ml de água

Confeção:

Lavar e cortar os tomates, os morangos e o pimento. Colocar dentro de uma taça.

Juntar o alho, 20 ml de azeite, o vinagre e a água.

Deixar macerar no frigorífico de preferência uma noite, ou no mínimo duas horas.

Triturar num robot de cozinha até ficar uniforme, temperar com sal e ir emulsionando com o azeite em fio enquanto tritura.

Deixar as favas com vagem demolhadas numa salmoura (500ml água+50 gramas de sal) durante duas horas também, assar na brasa.

Servir com a nossa mostarda de cardamomo e umas folhas de manjericão.

A acompanhar


Nikita Polido avança com duas opções de vinhos para acompanhar a sua receita: Herdade da Bombeira Syrah rosé ou o Flor do Guadiana, branco. Também para a receita, a mostarda de cardamomo faz parte da gama de mostardas, com vários sabores, recentemente lançada pela chef à venda no Instagram do seu restaurante Celmar.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG