Louis Vuitton quer levar o monograma mais alto. Literalmente

Marca francesa lança papagaio de papel com as famosas LV impressas. Excentricidade, objeto de colecionador, visão de génio do designer Virgil Abloh?

Voar mais alto é objetivo de há muito da Louis Vuitton. Literalmente, desta vez (e perdoe-se o trocadilho fácil). A marca de luxo acaba de lançar um papagaio de papel com asas monogramadas, design e execução de ponta, preço a condizer: 8570 euros. Inclui a bolsa cilíndrica com alça de pendurar ao ombro que transporta o brinquedo - também com LV impresso.

O desenho aerodinâmico do papagaio deverá ajudar a voar, tal como o material de que é feito - nylon ultraleve.

Os objetos saem fora do padrão Louis Vuitton? Não tanto. A LV está disponível para emprestar o seu monograma a muito mais do que carteiras de senhora e malas de viagem. Existem acessórios de bar, existem tabuleiros de xadrez, equipamento desportivo. Recentemente, a marca deu a conhecer uma coleção de mobiliário e iluminação, os Object Nomades.

Estes lançamentos inserem-se numa categoria particular, arte de viver, em que a Louis Vuitton inclui as suas tradicionais malas de viagem, sim, mas também acessórios de tecnologia (como capas de telefone), a coleção de mobiliário, livros e, como não podia deixar de ser, os jogos. O papagaio é apenas mais uma ideia (apenas disponível em algumas lojas).

A primeira vez que o objeto foi visto a pandemia vinha longe. Aconteceu no desfile da coleção de primavera/verão para homem da Louis Vuitton em 2019, o primeiro com a assinatura do atual diretor criativo de homem da marca, Virgil Abloh, 40 anos, o primeiro afro-americano na direção criativa da marca francesa.

Filho de pais ganeses, Virgil Abloh nasceu e cresceu em Rockford, Illinois, e estudou em Chicago (onde ainda vive), uma cidade com um forte movimento artístico de rua, onde o nome de Virgil Abloh se tornou sinónimo de streetwear desde o tempo em que era um estudante de arquitetura que desenhava t-shirts e escrevia em blogues de moda. Ele chama-lhe movimento post-streetwear, aquele em que a cultura hip hop e skate se cruzam com o luxo - o que também explica o gosto por estes objetos aparentemente inesperados que trazem a "rua" para os desfiles e para as lojas da Louis Vuitton.

O m-kite-monogram-nvprod1360011v" target="_blank">papagaio LV faz parte da visão desportiva e aventureira que Virgil Abloh introduziu na marca francesa, desde que ali começou a trabalhar em março de 2018, depois de passar pela italiana Fendi, a parceria criativa com o rapper Kanye West, colaborações com marcas com Balenciaga, Christian Dior ou Nike e ter lançado a sua própria brand, Off White.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG