Vulcão indonésio expele nuvem de fumo com mil metros de altura

As erupções intermitentes do Sinabung, um vulcão de 2460 metros de altura e um dos mais ativos do país, provocaram 16 mortos em 2014 e sete em 2016.

O vulcão Sinabung, na Indonésia, expeliu hoje uma nuvem de fumo e cinza com mil metros de altura, informou a agência de vulcanologia do país.

Devido ao risco de erupção magmática, as autoridades estabeleceram um perímetro de segurança de cinco quilómetros em redor do vulcão situado a norte de Sumatra, uma das maiores ilhas do arquipélago indonésio.

Ao longo das últimas semanas, o vulcão expeliu várias nuvens de fumo que alcançaram povoações até 20 quilómetros de distância.

As erupções intermitentes do Sinabung, um vulcão de 2460 metros de altura e um dos mais ativos do país, provocaram 16 mortos em 2014 e sete em 2016, apesar de nunca terem ultrapassado o grau 3 (numa escala de 8) do Índice de Explosividade Vulcânica.

O arquipélago da Indonésia situa-se no denominado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica com 127 vulcões ativos e que é sacudida por milhares de tremores de terra por ano, a maioria dos quais de reduzida magnitude.

Mais Notícias