Poeiras do deserto do Sáara atingem terça-feira a Península Ibérica

A estimativa é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que antecipa a chegada de poeiras do deserto na terça-feira

As poeiras do Sáara vão atravessar o Oceano Atlântico e chegar também às Caraíbas, por força da influência dos ventos alísios e do anticiclone dos Açores, adianta o IPMA numa nota divulgada na sua página oficial, na Internet. O IPMA adianta ainda que será um evento "particularmente intenso", com a previsão de uma elevada concentração de partículas no ar em Porto Rico, na República Dominicana e no Haiti.

"Prevê-se que estas poeiras atinjam a Península Ibérica na próxima terça-feira, estando o IPMA a acompanhar a situação", acrescenta o organismo, realçando os efeitos positivos deste fenómeno: "Essas poeiras, ricas em minerais e nutrientes, eventualmente depositam-se no oceano e em terra, constituindo por isso um importante mecanismo de fertilização natural".

A passagem das poeiras por Portugal e Espanha associa-se também a uma massa de calor oriunda do norte de África que vai afetar a Península Ibérica no início desta semana.

O IPMA emitiu, aliás, no sábado, um aviso amarelo para oito distritos do interior do país face à previsão de temperaturas elevadas.

Braga, Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja são os distritos visados pelo alerta para segunda e terça-feira, com o IPMA a sublinhar que em algumas localidades do Alentejo as temperaturas podem atingir os 40 graus.

Mais Notícias