Parada com 120 clássicos para comemorar centenário da Citröen em Lisboa

A Citröen faz este domingo em Lisboa uma evocação dos vários modelos que fabricou ao longo de 100 anos para contar a sua história.

Serão os carros mais clássicos da marca francesa que irão desfilar este domingo entre Sacavém e o Parque Eduardo VII, em Lisboa, local onde acontece a concentração de 120 viaturas para evocar o centenário deste fabricante de carros. O desfile que passará pelas principais ruas e avenidas da cidade será composto por automóveis de todas as décadas, desde 1919 a 2019, alguns das quais foram produzidos em Portugal.

Entre os modelos que participam do desfile estarão exemplares únicos e de relevo mundial que ficaram na memória de todos, seja por terem sido contemporâneos do seu lançamento, seja por se os conhecer de fotografias ou de filmes, ou ainda por verem muitos destes carros ainda a circularem pelas estradas portuguesas.

O desfile começa em Sacavém às 15.30, onde fica a sede da empresa em Portugal, passando depois pela 2ª Circular até ao nó que dá acesso à Av. Almirante Gago Coutinho, seguindo pelas avenidas Estados Unidos da América, da República e Fontes Pereira de Melo até ao Marquês de Pombal, onde chegarão pelas 16.00. A concentração dá-se na Alameda Edgar Cardoso, junto à Estufa Fria.

Entre os modelos que poderão ser vistos estão os icónicos Citroën DS, Mehari e Ami, os inesquecíveis Dyane, Visa, AX, Saxo ou o eterno Citroën 2CV, destacando-se uma unidade especial do último dia de fabrico do modelo.

Estarão também entre os modelos em desfile o raríssimo Citroën DS Henri Chapron Palm Beach (único exemplar no nosso país e uma das 30 unidades produzidas), um Traction "Arrastadeira" Coupé, também único em Portugal, um 2CV Sahara 4X4, um Type H Biblioteca, um Autocarro de 1929, um carro dos Bombeiros de Cacilhas de 1931, os 2CV Pop Cross e C1 do Troféu Learn & Drive.

Após a chegada ao Parque Eduardo VII, os visitantes vão conhecer os vencedores do "Concurso de Elegância" eleitos no período da manhã, e poder ver os 2CV que partem para o Mundial na Croácia. Estarão presentes vários clubes de automóveis clássicos nacionais, como o ACP Clássicos, o Club Português de Automóveis Antigos, o Clube Clássicos Citroën Portugal e o Clube 2 CV/Dyane.

Mais Notícias