Lançado o primeiro dicionário online de língua gestual portuguesa

Dicionário integrado na Infopédia permite a surdos e não surdos pesquisarem palavras e expressões encontrando vídeos que as "traduzem" para a Língua Gestual Portuguesa".

Para assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, que se comemora nesta quinta-feira, a Porto Editora lançou, através do Portal Infopédia, aquele que anuncia ser "o único dicionário de língua gestual portuguesa" a ser disponibilizado online.

No site em causa, os utilizadores podem fazer pesquisas de palavras e expressões, escrevendo-as numa caixa de busca, desencadeando um vídeo que explica como estas se "traduzem" em língua gestual.

"Com esta iniciativa pretende-se proporcionar um apoio mais efetivo quer à comunidade de surdos em Portugal - calculada em mais de 100 mil - quer aos familiares, educadores, professores ou técnicos", explica a editora em comunicado.

Ainda de acordo com o comunicado, o Dicionário de Língua gestual Portuguesa é o 29.º dicionário - e a língua gestual portuguesa é o 11.º idioma - a integrar a Infopédia". Esta base lexicográfica foi lançada há quinze anos e é a maior do género na Internet em Portugal.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG