Calor chega em força com aviso amarelo para 12 distritos

Temperaturas máximas deverão aumentar entre 10 a 13 graus Celsius e há cinco distritos em risco muito elevado de incêndio.

Doze distritos vão estar sob aviso amarelo, o menos grave, por causa do calor a partir de quarta-feira, uma situação que se deverá manter até final da semana, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA vai colocar a partir das 9:00 de quarta-feira em aviso amarelo os distritos de Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga, por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima. Estes avisos vão permanecer ativos até às 11:00 de quinta-feira, mas a situação deverá manter-se até ao final da semana.

Na segunda-feira, o IPMA alertou para uma subida das temperaturas máximas entre 10 e 13 graus Celsius até quinta-feira em Portugal continental, prevendo-se que os termómetros subam acima dos 30 graus. Nalguns locais os termómetros devem chegar aos 40 graus.

Esta terça-feira, as temperaturas máximas vão variar entre os 23 graus (Guarda) e os 33 graus (Santarém) e a mínima entre os 12 graus (Bragança e Guarda) e os 18 graus (Setúbal).

Cinco distritos com risco muito elevado de incêndio

Dezasseis concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Guarda apresentam esta terça-feira um risco muito elevado de incêndio, de acordo com o IPMA.

Até ao fim da semana, estima-se que o risco de incêndio aumente gradualmente em todo o território e que na sexta-feira a quase totalidade do continente português esteja em risco elevado, muito elevado e máximo.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o muito elevado o segundo nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG