RTP recupera 'Jornal 2' e antigo pivô do canal

Vinte anos depois, Manuel Meneses volta a conduzir as notícias em canal aberto. Saída do jornal do Porto cria polémica a Norte.

Três anos depois de ter terminado, o Jornal 2 vai voltar ao segundo canal da RTP, apurou o DN. O noticiário, que substitui o 24 Horas, conduzido há oito meses por João Fernando Ramos, será apresentado por Manuel Meneses, editor de Internacional, que chegou a ser pivô do Telejornal, do antigo 24 Horas ou do próprio Jornal 2, mas que já não apresentava um telediário nas generalistas há cerca de vinte anos.

A notícia foi avançada quarta-feira pelo diretor de Informação, Paulo Ferreira, e causou polémica na RTP Porto. É que o novo formato, a ser exibido de segunda a sexta-feira às 22.00, com a duração de 40 minutos, vai ser feito a partir da redação de Lisboa, mesmo depois de a administração ter prometido, no início do ano, que a produção da RTP2 seria feita integralmente a partir do Centro de Conteúdos do Porto, que tem mostrado o seu descontentamento desde que perdeu a Praça da Alegria em janeiro.

"Vai ser feito em Lisboa por questões puramente logísticas, em termos de disponibilidade de estúdios àquela hora, optámos por Lisboa", explica ao DN Paulo Ferreira. Fonte interna do Centro de Produção do Porto disse, porém, ao nosso jornal que "essa é uma falsa questão". "É óbvio que era possível fazer o jornal cá. Teria de se reorganizar a utilização dos estúdios e régies, é verdade, mas, se tivesse havido vontade, era fácil".

O jornalista mostra-se satisfeito pelo regresso ao ecrã da RTP2, mas diz que o empenho será o mesmo do que já tem no cabo, com Olhar o Mundo, na RTP Informação. "Não estava propriamente afastado dos ecrãs. Não há grande diferença entre a televisão generalista e o cabo. Do ponto de vista de quem faz, da entrega. A audiência pode ser maior na generalista, isso também há que se ter em conta", explica.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG