Chefs cozinham 'A Última Ceia' para o canal História

Kiko Martins, Miguel de Castro e Silva e Pedro Almeida aceitaram o desafio lançado pelo canal e recriaram a refeição. Programa estreia-se dia 27 às 21.55

Três dos chefs portugueses aceitaram fazer uma recriação da ementa da Última Ceia de acordo com o seu estilo e visão pessoal. O resultado pode ser visto no canal História já a partir de dia 27. "A Semana Santa está próxima, e, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, queremos alimentar a filosofia de que a história faz-se cada dia, por isso, e de forma a mostrar que a história está viva, decidimos apostar novamente no lançamento do desafio gastronómico mais inovador de sempre: recriar a ementa da Última Ceia de Jesus Cristo", justificou Carolina Godayol, diretora geral do The History Channel Iberia.

O chef Kiko Martins, proprietário do restaurante O Talho optou por fazer uma refeição que pudesse ser comida sem a ajuda de talheres. "A refeição foi criada de forma a ser possível comer-se com as mãos. Era importante que a refeição fosse comida sempre sentada e fosse colocada toda de uma só vez sobre a mesa, sem haver a necessidade de as pessoas se levantarem para irem buscar o segundo prato ou repetirem. É importante poder desfrutar da companhia e conviver, pois a comida partilhada sabe melhor, o sabor altera-se com o sentimento/energia que rodeia o momento da refeição", salienta.

Já o chef Miguel de Castro e Silva, que tem o restaurante De Castro, destaca que a sua ementa foi criada "de forma a ser saboreada sem pressas, doses pequenas e cuidadosamente elaboradas e com ingredientes económicos". O chef Pedro Almeida, que detém o restaurante Midori, no Hotel Penha Longa, baseou-se na cultura oriental. "Recriei esta refeição imaginando que Jesus Cristo fosse Japonês. Foi criada para ser servida de um modo requintado e elegante, utilizando algumas flores e raízes de forma a dar cor e graciosidade ao prato".

Os menus recriados vão fazer parte do cardápio dos restaurantes dos três chefs portugueses, estando disponíveis de 27 de março a 6 de abril como opção de refeição para os visitantes. Esta é a terceira edição do programa A Última Ceia.

Mais Notícias