“Em Caso de Gripe (A)” na SIC

Todos os dias, a linha Saúde 24 recebe milhares de chamadas, a maior parte relacionada com a gripe. Muitos dos utentes são encaminhados pelos enfermeiros que estão do outro lado da linha para os Centros de Saúde que tiveram de se adaptar em muito pouco tempo a uma nova realidade.

O vírus H1N1 fez as primeiras vítimas mortais em Portugal e voltou a colocar a Gripe A no topo das preocupações de muitos portugueses. O que fazer quando aparecem os primeiros sintomas?

Todos os dias, a linha Saúde 24 recebe milhares de chamadas, a maior parte relacionada com a gripe. Muitos dos utentes são encaminhados pelos enfermeiros que estão do outro lado da linha para os Centros de Saúde que tiveram de se adaptar em muito pouco tempo a uma nova realidade. Com recursos humanos escassos, foram criados SAGs (Serviços de Atendimento à Gripe) e pequenas unidades de isolamento na maior parte dos Centros de Saúde, de Norte a Sul de Portugal.

Com o Inverno à porta, a “Grande Reportagem SIC” vai aos bastidores do atendimento à Gripe A, num “call center” da linha 808242424, num SAG e num dos Centros de Saúde com mais utentes do País. Uma reportagem de Sofia Arêde, com imagem de Valter Leite e edição de imagem de João Santos.

Vai para o ar Domingo, dia 18, a seguir ao Jornal da Noite.

Mais Notícias