Fundador do eBay financia novo projeto de Greenwald

O jornalista de investigação norte-americano Glenn Greenwald, que revelou nas páginas do 'The Guardian' o caso de espionagem dos EUA, associou-se ao milionário Pierre Omidyar para a criação de um novo projeto de media que defenderá "a busca da verdade".

O irano-americano nascido em Paris confirmou na quarta-feira que irá financiar o novo projeto do jornalista que revelou o escândalo de espionagem norte-americano, com base nos documentos secretos obtidos pelo ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden. Glenn Greenwald, que vive no Brasil, tinha anunciado na véspera o fim da sua colaboração com o jornal britânico 'The Guardian', sem revelar pormenores do novo projeto ao qual se vai dedicar.

"Estamos a dar os primeiros passos para a criação de um novo meio de comunicação social. Não sei como se vai organizar nem a que se vai parecer", afirmou Omidyar num comunicado. Aos 47 anos, o fundador do site de leilões eBay assegura partilhar "muitas ideias" com o jornalista a quem confiou a tarefa de encontrar uma equipa para o novo projeto.

Segundo o comunicado, o novo projeto deverá "apoiar [os jornalistas] e permitir-lhes seguir o caminho da verdade".

Mais Notícias