Direção Informação interina nomeada para a RDP

A RTP informou hoje que o conselho de administração nomeou uma equipa interina para a direção de informação (DI) da rádio pública, dirigida por Rosário Lira e integrada por mais três subdiretores.

Proposta pelo diretor-geral de Conteúdos, Luís Marinho, a equipa inclui ainda Eduarda Maio, Paulo Sérgio e Vitor Oliveira.

Estes quatro jornalistas pertenciam à DI anterior, que apresentou a sua demissão na quinta-feira, na sequência do 'caso Rosa Mendes'.

O jornalista Pedro Rosa Mendes, que já trabalhou para a Lusa, acusou a administração da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), que agrega a RDP, de censura, ao acabar com o programa de opinião "Este Tempo", transmitido na Antena 1.

Numa das suas crónicas, Pedro Rosa Mendes criticou o programa "Reencontro", da RTP 1, emitido a 16 de janeiro a partir de Luanda, que contou com a presença, entre outros, do ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, e do chefe da Casa Civil da Presidência angolana, Carlos Maria Feijó.

O 'caso Rosa Mendes' está a ser acompanhado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social e pela Comissão Parlamentar para a Ética, Cidadania e Comunicação, que aprovou a audição do ex-diretor de Informação da RDP, João Barreiros, e do diretor de Programação, Rui Pego, assim como do diretor-geral de Conteúdos, Luís Marinho, e do próprio Pedro Rosa Mendes.

Já hoje, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse no Parlamento não estar preocupado com a demissão da direção de informação da rádio pública e recusou que exista da parte do Governo qualquer "intenção" ou "ação que limite a liberdade de opinião" e o Bloco de Esquerda requereu a "presença urgente" de Miguel Relvas na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura, para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Ainda hoje, o ex-diretor de Informação da Antena 1, João Barreiros, afirmou que o fim do "Este tempo" foi decidido por si, "num ato de gestão normal e não motivado por pressões internas ou externas".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG