Veja uma tempestade no Sol em Ultra-Alta Definição

Espetacular vídeo da NASA mostra um momento de maior atividade da nossa estrela com uma resolução nunca antes vista

A agência espacial americana NASA divulgou esta sexta-feira um espetacular vídeo do Sol em Ultra Alta Definição (4K) que coloca o espetador bem próximo de uma tempestade solar.

As imagens foram captadas pelo Solar Dynamics Observatory a 17 de abril, num momento em que uma zona mais ativa do Sol libertou uma imensa "onda" (flare) energética - que ainda assim é considerada "moderada", de classe 6,7 - que é visivel na gravação como um brilhante flash luminoso-

Veja o vídeo abaixo. Para o ver em toda a resolução, corra a gravação em ecrã inteiro e nas definições (a roda dentada no canto inferior direito) selecione a qualidade 2160p (4K).

No seu site oficial, a NASA assegura que estas descargas de radiação não passam através da atmosfera da Terra, pelo que não são prejudiciais aos seres humanos. No entanto, podem afetar a camada superior da atmosfera e, se tiverem intensidade suficiente, provocar maus funcionamentos em satélites de grande altitude, como os necessários para os sistemas de localização global GPS.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG