Um advogado-robô que já anulou 160 mil multas de estacionamento

O serviço é gratuito, tem uma taxa de sucesso de 64% mas ainda não chegou a Portugal

Lançado há menos de dois anos, o DoNotPay conseguiu contestar com sucesso, ou seja, anular, 160 mil multas de estacionamento em Nova Iorque e em Londres. Trata-se de um advogado-robô que começa por fazer algumas perguntas ao cidadão autuado e que depois, em função das respostas, o vai guiando ao longo do processo de contestação.

De acordo com o jornal The Guardian, este serviço tem uma taxa de sucesso na ordem dos 64% (em 250 mil casos que lhe foram apresentados resolveu 160 mil, o que equivale a um bolo na ordem dos quatro milhões de dólares) e é gratuito. Só que, pelo menos por agora, só está disponível em Londres, Inglaterra, e desde março, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Para setembro, está previsto o lançamento em Seattle.

Esta tecnologia foi criada por Joshua Browder, um estudante universitário britânico de 19 anos que já é apelidado de Robin dos Bosques da Internet. A ideia de criar este robô que entende o inglês suficientemente bem para manter uma conversa básica surgiu-lhe quando começou ele próprio a ter multas, a ter de resolvê-las e a ajudar os amigos e familiares a fazer o mesmo.

Segundo a Fortune, foram precisos três meses para montar o software. A partir daí, as pessoas começaram a registar-se no site e a pedir ajuda ao DoNotPay.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG