Abalo de magnitude 3,7 em Porto de Mós

Um sismo de 3,7 na escala de Richter, com epicentro em Porto de Mós, foi hoje registado às 23.22, revela o site do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

Um bombeiro da corporação de Porto de Mós disse ao DN que foi "forte mas rápido". Há relatos de que foi sentido em Lisboa.

Segundo a mesma fonte, depois do sismo a corporação de bombeiros recebeu vários telefonemas de alerta e com pedidos de informação. Nenhum porém deu conta de danos humanos ou materiais.

O IPMA emitiu um comunicado informando que, "de acordo com a informação disponível até ao momento, [o sismo] não causou danos pessoais ou materiais". Acrescenta que "foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região da Batalha". "Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados", concluiu.

À 01:36 foi sentida uma réplica de 2,6 com o epicentro também perto de Porto de Mós, e "não causou danos pessoais ou materiais e foi sentida com intensidade máxima III, na escala de Mercalli modificada, na região da Batalha", disse o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A escala de Richter vai até dez e um sismo como este, de magnitude 3,7, é considerado pequeno, frequentemente sentido e que raramente causa danos.

Às 2.03 de quarta-feira o IPMA registara outro sismo, da mesma magnitude, ao largo de Faro (epicentro a 65 quilómetros a sul-sudoeste da capital algarvia). Também não houve reporte de danos, materiais ou humanos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG