Síndrome do impostor. Será o ingrediente indispensável para o sucesso?

Especialistas garantem que pode ser um sinal de sucesso, mas não é necessariamente uma condição para o alcançar

Alguns dos profissionais mais reconhecidos nas suas áreas têm vindo a admitir que por vezes se sentem uma fraude e não percebem como chegaram aos lugares que ocupam. Este medo secreto de que são terríveis no seu trabalho chama-se síndrome do impostor e parece estar presente entre os mais bem-sucedidos profissionais. Mas será uma condição indispensável para o sucesso?

A resposta, recolhida pelo Quartz, não é linear. Existem evidências que sugerem que a síndrome do impostor está relacionada com o sucesso e de que aqueles que não sofrem deste medo têm mais tendência para ser verdadeiras fraudes. Isto porque os que têm receio de não ser bons suficientes - como já o admitiram Jodie Foster, Natalie Portman, John Steinbeck ou a COO do Facebook Sherly Sandberg - são perfeccionistas, logo passam mais horas a trabalhar para garantir que se destacam em todas as áreas.

A investigadora Jessica Collet tem investigado a prevalência desta síndrome entre as mulheres e não está totalmente convencida dos benefícios que pode causar. Pelo contrário, pode levar ao esgotamento e por isso não deve ser uma síndrome desejável, acrescenta a professora de sociologia da Universidade de Notre Dame, ao Quartz.

Esta é também uma condição mais associada às mulheres, especialmente aquelas que trabalham em áreas marcadamente masculinas. O problema parece estar associado à dificuldade maior que as mulheres sentem em se valorizar e admitir o próprio sucesso, características que mais facilmente se veem nos homens, refere a publicação.

Do lado oposto de quem se sente demasiado inseguro com as suas capacidades, existe quem sofra de elevados níveis de confiança, ao ponto de não questionar as suas falhas. É o efeito Sunning-Kruger, e também não é positivo, alerta Jessica Collet: "São pessoas que são demasiado burras paras saberem que são burras".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG