SEF vai reforçar dispositivos nos aeroportos portugueses com apoio da PSP
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou que vai reforçar, a partir desta segunda-feira, 23 de maio e até 31 de outubro, o seu dispositivo nos aeroportos nacionais, usando meios próprios e o apoio da PSP para aumentar a capacidade de controlo das fronteiras.
O apoio da PSP foi pedido para "fazer face ao previsível aumento exponencial do desembarque de passageiros no período do verão, que coincide com a realização da 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas em Portugal", anunciou o SEF em comunicado.
Relacionados
"É, assim, essencial reforçar a capacidade do SEF no controlo das fronteiras externas da União Europeia, garantindo a segurança do Espaço Schengen e promovendo a desejada fluidez no processamento dos passageiros que entram e saem do país através das fronteiras aéreas", adianta o comunicado.
De acordo com o documento, o apoio operacional da PSP ao SEF será "assegurado por agentes habilitados com formação ministrada por formadores do SEF, no quadro do processo de reestruturação em curso".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A restruturação -, que prevê a extinção do SEF e a distribuição de competências e efetivos pela PSP, GNR, Polícia Judiciária, Instituto de Registos e Notariado e por um novo organismo a ser criado, a Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA) - já foi adiada duas vezes [pelo anterior e pelo atual Governo] para "data oportuna".