Salto de avião sem paraquedas em direto na TV

Um paraquedista vai saltar de um avião a uma altitude superior a sete mil metros e espera cair numa rede montada a 60 metros do chão

"Obrigado, mas não obrigado. Tenho mulher e um filho e tenho uma vida". Foi isto que Luke Aikins disse, segundo a revista People, quando alguém lhe propôs saltar de um avião sem paraquedas. Só que, à medida que o tempo foi passando, este paraquedista profissional, com mais de 18 mil saltos no currículo, foi pensando como seria possível responder àquele desafio. Quando surgiu a hipótese de "aterrar" numa rede decidiu testá-la e, agora, vai pô-la em prática.

O salto acontecerá no sábado e será transmitido em direto pela Fox nos Estados Unidos num especial de uma hora intitulado Stride Gum Presents: Heaven Sent, ainda que o salto só deva ter a duração de 126 segundos.

Às 20h00 locais (1h00 de sábado em Lisboa), Luke Aikins saltará de um avião a 25 mil pés de altitude (mais de 7600 metros) sem paraquedas ou qualquer sistema de retenção. Estará apenas dependente da força do vento e da sua capacidade para cair no alvo: uma rede com 30 por 30 metros colocada a uma distância de 60 metros do chão do deserto da Califórnia.

"Se não estivesse nervoso, seria estúpido", diz Luke Aikin ao The Guardian. "Estamos a falar de saltar sem paraquedas e levo isso muito a sério. Não é uma piada", acrescenta.

No local da "aterragem" já está praticamente tudo preparado para o salto, como o paraquedista mostra num vídeo colocado no Facebook. E os testes, realizados com manequins de 90 quilos, têm decorrido com normalidade, embora um deles não tenha acertado no alvo.

Espera-se que isso não aconteça ao paraquedista, mas para prevenir qualquer incidente a Fox vai emitir o salto com um ligeiro atraso, de forma a poder parar a emissão em caso de tragédia.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG