Profissionais da noite misturam cannabis e novas drogas

Estudo português concluiu que consomem cannabis diariamente e também novas substâncias psicoativas e descrevem-se como amantes de música e de festas

Um estudo para uma tese de doutoramento de Joana Gil, da Universidade Aberta, cujo trabalho de campo ainda está em curso, revela que o uso das novas substâncias psicoativas (NPS) é menor do que o das drogas tradicionais mas a quantidade destas novas drogas no mercado europeu está a aumentar.

Susana Henriques, orientadora da tese de Joana Gil, apresentou ontem o estudo na Lisbon Addictions , explicando que o trabalho de campo se está a focar em entrevistas a trabalhadores da noite de Lisboa, desde DJ"s, a produtores e organizadores de festas e espectáculos, com idades entre os 23 e os 37 anos (para já, nas quatro entrevistas realizadas).

"Concluiu-se que consomem cannabis diariamente e também novas substâncias psicoativas e descrevem-se como amantes de música e de festas". Os entrevistados identificaram oito das substâncias que consomem, a que chamaram as "novas drogas", entre elas 251-NBOMe, uma droga psicadélica descoberta em 2003, e a DMT, uma molécula de triptamina que começou por ser usada há centenas de anos em cerimónias e rituais religiosos e que agora é uma das novas drogas psicadélicas da moda.

Como referiu Susana Henriques, em Portugal encerraram as smartshops, onde muitas destas substâncias eram vendidas, mas há todo um mercado online onde continuam disponíveis.

Nesta sessão sobre as NPS, interveio também uma investigadora alemã, a psicóloga Elena Gomes de Matos, que explicou a situação na Alemanha referindo o nome de vários mercados online que entretanto encerraram. "Os estados federais da Saxónia e Turíngia são dos mais afetados a nível de consumo porque fazem fronteira com os locais de produção das NPS, localizados na República Checa", adiantou. A apreensão de novas substancias psicoativas mais do que duplicou em três anos na União Europeia (80 mil apreensões em 2015).

Mais Notícias

Outras Notícias GMG