Conheça os portugueses na missão ExoMars

Com a missão ExoMars, houve empresas tecnológicas portuguesas que se estrearam também na chegada a Marte. É o caso da HPS, sediada no INEGI, no campus da Faculdade de Engenharia do Porto.

Escudo térmico foi desenvolvido no Porto

Os seus 20 engenheiros desenvolveram e construíram um dos escudos térmicos do módulo de aterragem Schiaparelli (cuja situação é por agora incerta) e também de alguns dos instrumentos a bordo da sonda orbital, que entrou com sucesso na órbita do planeta. Para esta empresa luso-alemã, a participação nesta missão europeia foi essencial para o seu próprio crescimento. "Neste momento, 40% da nossa atividade são as novas tecnologias e depois desta missão já estamos envolvidos noutras duas missões da ESA, a Euclid [que vai mapear o universo] e a Juice [com destino a Júpiter]", explica Celeste Pereira, a diretora da HPS. Para estas duas missões, a empresa está neste momento a desenvolver materiais compósitos para integrar a estrutura dos satélites.

Sistemas de controlo de bordo

Em Coimbra, na sede da Critical Software, que participou no desenvolvimento dos sistemas de controlo de bordo da sonda TGO, a notícia de que essa parte da missão se cumpriu com sucesso (a sonda entrou sem problema na órbita do planeta) foi recebida com um aplauso. Hugo Almeida, responsável da Critical Software, lançou um "yey" assim que se confirmou que o satélite europeu ficou na órbita de Marte. "Há um grande prazer" em ver cumprir-se o trabalho no espaço, "nem que fosse uma torradeira", disse, satisfeito, conta a Lusa. "No fundo, é a realização do trabalho, que tecnicamente é bom e que demonstrou que era capaz", sublinhou. Na Active Space Technologies, empresa vizinha da Critical no Parque Industrial de Taveiro, também se viveu uma tarde de muita expectativa, uma vez que esta empresa também teve um papel na missão e na seleção dos melhores locais de aterragem do módulo Schiaparelli. Agora só falta esperar que o módulo de aterragem dê notícias.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG