Portugal ultrapassa novamente os 100 mil testes diários

Foram realizados na passada quinta-feira, dia 2 de dezembro, cerca de 113 mil testes à covid-19. Dos quais 2,5% foram positivos, segundo a task force para a promoção do plano de combate à doença.

Esta é, segundo a mesma equipa, a segunda vez que no espaço de três dias é ultrapassada a marca dos 100 mil testes diários, depois de no dia 30 novembro terem sido efetuados quase 117 mil testes. Dados que não incluem os autotestes.

"Entre 30 de novembro e 2 de dezembro, o País realizou cerca de 300 mil testes de diagnóstico à COVID-19, o que reflete o esforço de testagem levado a cabo desde março de 2020. A 26 de novembro, o país tinha já atingido a marca de 21 milhões de testes à COVID-19", refere a task force, em comunicado à imprensa.

Estes testes coincidem com as novas medidas adotadas pelo governo para contenção da pandemia, nomeadamente a necessidade da sua realização para entrar em grandes eventos, como os desportivos.

Em novembro, refere a mesma estrutura, realizaram-se cerca 1,5 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de cerca de 50 mil testes. No que diz respeito à sua tipologia, foram realizados até à data cerca de 15,2 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 6,4 milhões de TRAg de uso profissional, num total de 21,6 milhões de testes.

A task force recorda que, desde 19 de novembro, os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos. "A medida, que abrange agora toda a população, pretende reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia COVID-19, e vigora até 31 de dezembro."

Mais Notícias

Outras Notícias GMG