O urso mais famoso de Yellowstone foi morto

Era conhecido por Scarface devido às muitas cicatrizes que tinha. Autoridades estão a investigar a morte do animal que pertencia a uma espécie protegida

Era o urso pardo mais popular do parque Yellowstone, nos EUA. Conhecido como Scarface, este animal era alvo das atenções dos turistas, existindo vários imagens suas. Tinha 25 anos e suspeitava-se que a sua saúde estava a deteriorar-se. Porém, acabou por ser vítima de caçadores furtivos.

A morte foi confirmada pelas autoridades, que se referem ao urso como o Número 211, pois Scarface acabou por ser uma alcunha e não o nome oficial (tinha muitas cicatrizes no focinho). "O urso pardo está protegido tanto pelo governo federal como pelo estado de Montana como sendo uma espécie ameaçada", lê-se no comunicado divulgado na internet pelo agência de pesca, vida selvagem e parques de Montana. O urso foi encontrado morto em novembro do ano passado e decorre uma investigação para tentar encontrar quem matou o animal.

O autor do crime, caso seja identificado, enfrenta uma sanção que pode ir desde uma multa até pena de prisão.

A agência de pesca, vida selvagem e parques de Montana escreveu ainda que "no seu auge, o Número 211 pesou aproximadamente 272 quilos". A última vez que foi visto em 2015 "tinha perdido quase metade do seu peso, pesando apenas 153 quilos". "O estado do seu corpo estaria provavelmente relacionado com a sua idade avançada de 25 anos. Menos de 5% dos ursos machos nascidos em Yellowstone vivem 25 anos", refere.

Na internet existem algumas homenagens ao famoso urso, como este vídeo do fotógrafo James Chagares.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG