Morreu o ex-comissário António Cardoso e Cunha

Antigo governante social-democrata tinha 88 anos.

O ex-ministro social-democrata António Cardoso e Cunha, primeiro comissário europeu de Portugal e primeiro comissário da Expo"98, morreu este domingo aos 88 anos. A informação foi avançada ao DN por um familiar e confirmada por uma fonte empresarial.

Nascido em 1933 em Leiria, António Cardoso e Cunha licenciou-se em Engenharia pela Universidade de Lisboa e trabalhou, durante algum tempo, nas áreas da indústria química e da administração de empresas.

Em 1978 entrou para a política. Militante do PSD, foi deputado e passou pelas secretarias de Estado do Comércio Externo e depois da Indústria, antes de se tornar ministro da Agricultura e Pescas dos governos de Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão.

Em 1986, foi o primeiro português nomeado para a Comissão Europeia - foi comissário das Pescas da primeira comissão de Jacques Delors e comissário da Energia, Empresas, Comércio e Turismo na segunda comissão Delors.

Depois de ter deixado os cargos europeus em 1993, foi o primeiro comissário para a exposição universal que se realizou em Lisboa, a Expo"98, sendo contudo substituído em 1997 por José Torres Campos. Depois disso presidiu ao Conselho de Administração da TAP, cargo que ocupou até 2004, sendo sucedido por Fernando Pinto.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG