InterRail grátis promovido pela UE está de volta: 60 mil bilhetes disponíveis para percorrer a Europa de comboio

Após a paragem forçada pela Covid-19, o InterRail grátis promovido pela DiscoverEU está de volta, com 60 mil bilhetes disponíveis para quem completa 18 anos. A viagem tem a duração máxima de 30 dias e deve ser realizada entre 1 de março de 2022 e 28 de fevereiro de 2023.

O processo de candidaturas para ficar habilitado viajar pela Europa de forma gratuita de comboio inicia-se ao meio dia desta terça-feira (12 de outubro), estendendo-se até ao dia 26. O programa, suspendido devido à Covid-19, volta com algumas características diferentes: para não prejudicar os jovens que não se puderam candidatar ao programa nos anos anteriores, fruto da pandemia, este ano, e numa primeira fase, procedeu-se ao alargamento da idade de candidatura, estendida até aos 20 anos.

A viagem tem a duração de 30 dias, tendo que ser realizada entre março de 2022 e fevereiro de 2023. Esta pode ser feita com um grupo de até 5 pessoas e, devido às restrições pandémicas, as reservas oferecidas serão flexíveis. ​​​​Para além da idade, os jovens precisam também de terem a nacionalidade de um dos Estados-membros da União Europeia. Os candidatos selecionados recebem um passe de viagem.

O projeto DiscoverEU é uma iniciativa da UE que pretende "tirar partido da liberdade de circulação por todo o território da União", permitindo aos jovens "aprofundar os conhecimentos sobre o património cultural e a história" da Europa, "conhecendo pessoas de todo o continente".

Começou a ser delineado em outubro de 2016, quando o presidente do grupo parlamentar dos assuntos europeus, o alemão Manfred Weber, apresentou a proposta ao Parlamento Europeu. Esta acabaria por ser aprovada em 2017 e entrou em execução no ano seguinte.

A inscrição pode ser feita aqui.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG