Homem limpa rio de 160 km e até a economia melhorou

Com a ajuda de voluntários, este indiano começou em 2000 a limpar o rio Kali Bein, contribuindo não só para o ambiente, mas também para a economia local

A poluição industrial e a doméstica faziam com que há 16 anos o rio Kali Bein estivesse como que quase morto. Mas um homem assumiu a missão de o salvar. Com a ajuda de voluntários e sem qualquer apoio governamental, Sant Balbir Singh Seechewal transformou o Kali Bein de tal forma, que não só contribuiu para um melhor ambiente, como a economia da zona também melhorou.

Conhecido como "Eco-Baba", segundo o The Logical Indian, o homem limpou 160 quilómetros do rio que atravessa o Punjab, norte da Índia. Nas margens foram plantadas flores e árvores e construídos acessos e passagens em tijolo. A paisagem mudou radicalmente, mas o trabalho de Seechewal não ficou por aqui.

Já com a ajuda do governo, o homem construiu um sistema de esgotos low-cost que permite guardar a água e tratá-la para seja utilizada na agricultura. 50 aldeias já beneficiaram desta sua construção.

O The Logical Indian escreve que Seechewal não se tem destacado na Índia apenas pelo seu trabalho na área do ambiente. Tem lutado também contra a pobreza e violência contra as mulheres. Construiu escolas para que crianças pobres, incluindo raparigas, possam frequentar com custos baixos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG