Gripe. 79 mil pessoas vacinadas na primeira semana

Utentes e profissionais de lares de idosos e profissionais do Serviço Nacional de Saúde estão abrangidos pela primeira fase da vacinação.

Desde a última segunda-feira, dia em que arrancou a campanha de vacinação contra a gripe, até ao dia de ontem receberam a vacina 70 045 pessoas, avançou este sábado a Direção-Geral da Saúde, em comunicado.

Nesta primeira fase estão a ser vacinados os utentes e profissionais dos Estabelecimentos Residenciais para Idosos (ERPI) e unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e instituições similares, bem como os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A vacinação destes grupos, bem como das grávidas, vai prolongar-se pelas próximas semanas. Na segunda fase serão integrados os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, nomeadamente pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de doenças.

Até ao momento, avança o comunicado, foram distribuídas "mais de 320 mil doses da vacina da gripe em todo o território nacional". Para esta época gripal haverá 2,24 milhões de doses de vacinas contra a gripe, mais cerca de 146.000 doses face ao ano anterior.

Segundo a DGS a vacinação contra a gripe irá ocorrer em paralelo com o processo de vacinação contra a COVID-19, que ainda está em curso, nos Centros de Vacinação COVID. Este ano as autoridades de saúde decidiram antecipar o início da campanha de vacinação, que começa habitualmente em outubro, devido à situação pandémica.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG