É um fenómeno da Lourinhã: festival vai mostrar abóbora de mais de 800 quilos

Fruto gigante veio da Itália é uma das atrações do Festival da Abóbora da Lourinhã

O Festival da Abóbora da Lourinhã deste ano vai contar com um atração especial: uma abóbora gigante que pesa 806 quilos. O fruto foi cultivado em Itália há dois meses e vai ser exposto este fim de semana no festival, onde são esperados cerca de dez mil visitantes.

O presidente da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia explicou, numa entrevista à SIC, que cultivar uma abóbora deste tamanho acarreta cuidados especiais. "É preciso ter um trabalho específico para ter uma abóbora desta envergadura", afirmou Pedro Margarido, que diz que espera que o fruto atraia novos visitantes e jovens.

"Esta abóbora não é para consumo próprio mas é para os eventos que se vão realizar a nível mundial", continuou o autarca. Antes de Portugal, o fruto gigante passou por outro festival de abóboras, na Alemanha. Por agora, vai ficar no país para mais exposições.

"Esperamos que ainda vá fazer duas ou três exposições aqui no concelho", afirmou Pedro Margarido, antes de "andar em vários sítios" para ser exibida.

O concelho da Lourinhã produz 54% da produção nacional de abóboras, que foi de 73 mil toneladas em 2015, e 74% da produção da região Oeste, apontou o presidente da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, António Gomes, à Lusa.

O festival, entre 28 e 30 de outubro, é "um evento importante para a economia local, porque promove não só a produção, mas também a transformação da abóbora noutros derivados, como a doçaria e licores", disse Pedro Margarido à Lusa.

Este ano, vai ser lançada uma cerveja de abóbora e na mesma altura realiza-se a Semana Gastronómica da Abóbora. Até ao dia 30, onze restaurantes vão confecionar sopas, pratos e sobremesas à base de abóbora.

Notícia corrigida às 20:40: Alterada a data da Semana Gastronómica da Abóbora

Mais Notícias

Outras Notícias GMG