É um fenómeno da Lourinhã: festival vai mostrar abóbora de mais de 800 quilos
Fruto gigante veio da Itália é uma das atrações do Festival da Abóbora da Lourinhã
O Festival da Abóbora da Lourinhã deste ano vai contar com um atração especial: uma abóbora gigante que pesa 806 quilos. O fruto foi cultivado em Itália há dois meses e vai ser exposto este fim de semana no festival, onde são esperados cerca de dez mil visitantes.
O presidente da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia explicou, numa entrevista à SIC, que cultivar uma abóbora deste tamanho acarreta cuidados especiais. "É preciso ter um trabalho específico para ter uma abóbora desta envergadura", afirmou Pedro Margarido, que diz que espera que o fruto atraia novos visitantes e jovens.
"Esta abóbora não é para consumo próprio mas é para os eventos que se vão realizar a nível mundial", continuou o autarca. Antes de Portugal, o fruto gigante passou por outro festival de abóboras, na Alemanha. Por agora, vai ficar no país para mais exposições.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Esperamos que ainda vá fazer duas ou três exposições aqui no concelho", afirmou Pedro Margarido, antes de "andar em vários sítios" para ser exibida.
O concelho da Lourinhã produz 54% da produção nacional de abóboras, que foi de 73 mil toneladas em 2015, e 74% da produção da região Oeste, apontou o presidente da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, António Gomes, à Lusa.
O festival, entre 28 e 30 de outubro, é "um evento importante para a economia local, porque promove não só a produção, mas também a transformação da abóbora noutros derivados, como a doçaria e licores", disse Pedro Margarido à Lusa.
Este ano, vai ser lançada uma cerveja de abóbora e na mesma altura realiza-se a Semana Gastronómica da Abóbora. Até ao dia 30, onze restaurantes vão confecionar sopas, pratos e sobremesas à base de abóbora.
Notícia corrigida às 20:40: Alterada a data da Semana Gastronómica da Abóbora