Engenheiros da NASA achavam que mulheres astronautas queriam maquilhar-se no espaço

Chegou a ser desenhado um protótipo de um kit, cuja foto foi publicada no Twitter do Departamento de História da agência espacial americana

Os engenheiros da NASA desenharam um kit de maquilhagem para as mulheres astronautas usarem nas suas missões no espaço. A revelação foi feita através de um Twitter do Departamento de História da NASA publicado esta terça-feira.

A publicação é acompanhado por um comentário da física Sally Ride, que se tornou na primeira americana numa missão espacial, em 1983. "Os engenheiros da NASA, na sua infinita sabedoria, decidiram que as mulheres astronautas iriam querer maquilhar-se, por isso desenharam um kit", explicou num documentário da estação de televisão Nova em 1984, utilizando depois a ironia: "Imaginem só as discussões por parte dos engenheiros homens sobre aquilo que deveria estar nesse kit de maquilhagem."

Na realidade, o protótipo do kit que acabou por nunca ser utilizado no espaço continha compartimentos para eyeliner, rímel, sombra dos olhos, desmaquilhador dos olhos, blush e batom.

Desde os anos 60, quando só os homens podiam ser astronautas, os kits de higiene pessoal eram uniformizados e tinham sabão, desodorizante, pente, lâmina de barbear, pasta e escova de dentes, entre outras coisas.

Contudo, a entrada das mulheres nas missões espaciais, levou os engenheiros a pensarem que a primeira coisa que elas quereriam no espaço seria maquilharem-se para um dia de trabalho, algo que não deixa de ser estranho e que mereceu a ironia de Sally Ride.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG