Empresários do café vão reduzir açúcar das saquetas

Pacotes individuais vão passar a ter 5 gramas. Protocolo vai ser desenhado com a Direção-Geral da Saúde.

Os empresários ligados ao café comprometeram-se a a reduzir a quantidade de açúcar nas saquetas individuais, para um total de 5 gramas por dose. A Secretária-Geral da Associação Industrial e Comercial do Café, Cláudia Pimentel, confirmou o apoio às iniciativas da Direção-Geral da Saúde, que visam prevenir a Diabetes de tipo 2 através de redução de açúcar distribuído.

De acordo com um comunicado da DGS, ficou acordado formalizar um protocolo de colaboração. A Direção-Geral da Saúde irá cooperar coma associação nas mensagens de saúde apostas nas saquetas de açúcar.

Cortar para metade a gramagem de açúcar nos pacotinhos que acompanham o café, reformular os alimentos em parceria com a indústria alimentar e educar nas escolas com ações para reduzir a sacarose são propostas da Direção Geral de Saúde.

A redução da quantidade de açúcar nos atuais pacotes que costumam acompanhar os tradicionais cafés, que trazem sete ou oito gramas, e só dar ao consumidor quando pedido é uma das medidas que a Direção Geral de Saúde (DGS) entregou no Ministério da Saúde, disse à Lusa o diretor do Programa Nacional de Alimentação Saudável, Pedro Graça.

Pedro Graça, admitiu que foram entregues recentemente no Ministério da Saúde um conjunto de medidas para reduzir o açúcar na vida dos portugueses, medidas, essas que vão ter "baixos custos para as pessoas e para o Estado".

Mais Notícias