Detido suspeito de burlas informáticas através do MBWAY em Aveiro

O detido já foi presente às Autoridades Judiciárias para interrogatório e foram aplicadas as medidas de coação de apresentações bi-diárias, proibição de utilização de meios eletrónicos e proibição de contactos.

Um homem de 23 anos foi detido esta quarta-feira por crimes de falsidade informática, burla informática agravada e acesso ilegítimo através da prática de burlas por MBWAY. O jovem foi detido pela Polícia Judiciária em cumprimento de um mandado de detenção emitido pelo DIAP de Aveiro.

Desde 2018 que o jovem realizava estas burlas num elaborado sistema de acesso às contas bancárias de inúmeras vítimas, que anunciavam a venda de bens em plataforma online de comércio de artigos usados, convencendo-os a usar a aplicação MBWAY para receberem o pagamento.

Depois levava as vítimas a associarem o seu cartão bancário a um telemóvel que estava sobre sua posse. Ao ter acesso às contas bancárias o jovem conseguiu retirar os fundos existentes, num valor já estimado em 200.000,00€. Num espaço de 20 meses verificaram-se depósitos a seu favor a rondarem os 150.000,00€.

A investigação envolveu ainda a obtenção de informações junto de entidades sedeadas fora da jurisdição nacional, que indiciaram o suspeito desde 2018, na utilização de plataformas de negociação online como os mercados Forex, CFDs, Criptomoedas, Commodities e de pagamentos através de carteira virtual, por onde passavam parte dos valores retirados às vítimas.

O detido já foi presente às Autoridades Judiciárias para interrogatório e foram aplicadas as medidas de coação de apresentações bidiárias, proibição de utilização de meios eletrónicos e proibição de contactos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG