Advogado de João Rendeiro: "Não sei onde está nem quero saber"

Carlos do Paulo diz que não sabe onde está o seu cliente, mas alega que o ex-banqueiro não cometeu qualquer crime ao sair de Portugal.

O advogado de João Rendeiro disse esta quarta-feira que fala todos os dias com o seu cliente, mas não sabe qual o seu paradeiro, garantiu, em entrevista na TVI.

"Não sei onde está João Rendeiro nem quero saber", disse, acrescentando que "a função do advogado é esclarecer o cliente, dentro da lei".

Carlos do Paulo nega, no entanto, que o seu cliente esteja em fuga à justiça. "João Rendeiro não fugiu a nada, saiu livremente do país e não cometeu um único crime. Ele não tem de se entregar na prisão. Não há nada na lei que puna alguém que não se entrega", assegura.

O advogado do ex-presidente do BPP acrescenta ainda que a não comparência perante o tribunal para aplicação de novas medidas de coação, como estava previsto acontecer na próxima sexta-feira, não representa um ilícito.

"João Rendeiro não fugiu a nada, saiu livremente do país e não cometeu um único crime. Ele não tem de se entregar na prisão. Não há nada na lei que puna alguém que não se entrega. O país tem de saber que o que se está a dizer não é verdade. João Rendeiro não praticou nenhum crime, no sentido em que não fugiu à justiça", afirmou Carlos do Paulo.

Esta quarta-feira, a juíza do processo que resultou da condenação de João Rendeiro a dez anos de prisão mandou emitir mandados de captura internacional para prender o ex-banqueiro. Sobre a possibilidade de uma extradição para Portugal, Carlos do Paulo esclarece que "a maior parte dos crimes que constam da lista de crimes das convenções internacionais entre estados, são o terrorismo, o tráfico de droga, os homicídios e os crimes graves. João Rendeiro tem crimes de natureza económica que a maior parte das convenções de extradição não abrange".

Saiu de Londres de jato privado sem deixar rasto

João Rendeiro saiu de Londres rumo a um país fora da Europa, e sem acordos de extradição para Portugal, e fê-lo de forma estudada para não deixar rasto.

Segundo a TVI, saiu de Inglaterra a bordo de um voo particular, num jato privado, de forma não documentada - sem ser identificado.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG