Aberto autoagendamento para crianças entre os 5 e os 10 para primeira dose

Autoagendamento válido para os dias 5 e 6 de fevereiro, em exclusivo para ambiente pediátrico, no local mais conveniente.

As crianças dos cinco aos 11 anos podem, a partir desta segunda-feira, fazer o autoagendamento para a toma da primeira dose da vacina contra a covid-19, anunciaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

"O Portal de Agendamento Online para vacinação possibilita, desde hoje à tarde, a solicitação do agendamento da primeira dose da vacina contra a COVID-19, de crianças dos 5 aos 11 anos, para que possam ser vacinadas nos dias 5 e 6 de fevereiro, em exclusivo para ambiente pediátrico, no local mais conveniente, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes", indicaram o SPMS em comunicado.

O SPMS adiantou ainda que as "crianças que se encontram elegíveis para a administração da segunda dose, ou seja, que foram vacinadas nos dias 18 e 19 de dezembro, receberão SMS com a confirmação do respetivo agendamento".

A covid-19 provocou mais de 5,66 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.905 pessoas e foram contabilizados 2.639.802 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A nova variante Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG