Dar asas à imaginação

Em tempos de confinamento, o que mais desejávamos era liberdade. Mas estávamos longe de poder imaginar que poderíamos viajar através da mente dos mais novos.

Os ritmos do quotidiano eram frenéticos: acordar, fazer o pequeno-almoço para toda a família, ir trabalhar, voltar, fazer o jantar, tratar das crianças e preparar tudo o melhor possível para o dia seguinte. Só de ler isto, é difícil não pensar no quão desgastados chegávamos ao final do dia.

Agora o tempo parou, temos tempo para tudo e, por vezes, pensamos até que temos tempo a mais. Já pensou na quantidade de coisas que não sabia sobre a sua família e que agora ficou a saber? O confinamento trouxe muita instabilidade à nossa vida, mas mostrou que ter um núcleo estável ajuda a passar mais depressa qualquer dificuldade.

É certo também que chegamos ao final do dia com a cabeça perto de rebentar, porque tem de acompanhar as aulas pela televisão, tem de ajudar a realizar alguns trabalhos e ainda tem de tratar das suas tarefas diárias. Mas, quando acaba esse ritmo, é necessário apresentar novas formas de passar o tempo, para que possa também fugir dessa clausura em que se pode sentir.

Como tal, e para ajudar a manter toda a gente divertida e entretida, NESTUM dá conselhos de como aproveitar as suas embalagens para fazer atividades divertidas. Por que não fazer um castelo para os príncipes e princesas de casa e ajudá-los a contar uma bonita história de encantar? Pode até ajudá-los a escrever a sua redação para que no dia seguinte mostrem aos seus professores o que estiveram a fazer em família.

Por outro lado, pode ainda construir um aquário, que ajudará a explicar a importância de manter protegida a "casa" dos peixes, que tanto é devastada com os plásticos atirados para os mares e oceanos. Desta forma, ajuda a ensinar a importância da reciclagem, de que forma este deve ser realizada e como pode ajudar o meio ambiente desde a sua casa, demonstrando que todos, fazendo a sua pequena parte, podem ajudar e muito a diminuir a poluição.

Podem falar sobre a grande importância da reciclagem e da reutilização das embalagens para o planeta enquanto confecionam umas panquecas. Desta forma alerta para a importância de um dos R"s fundamentais, o da reutilização - neste caso, seria da caixa NESTUM. Para fazer o lanche, pode até dividir a família em duas equipas, onde uma junta os ingredientes e confeciona o lanche a outra preparam os acompanhamentos - como frutas, pepitas de chocolate ou mel, fazendo posteriormente uma competição saudável entre todos para ver quem fez o prato mais bonito para o lanche.

Ajudar as crianças a viajar é muito fácil, basta dar asas à imaginação. Com sorte, também pode libertar a criança que existe dentro de si.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG