Ventos fortes deixam 12 distritos sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai manter 12 distritos sob aviso amarelo até às 03:00 de domingo devido a ventos fortes, ficando vários distritos com o mesmo aviso até sábado por chuva e agitação marítima.

Até às 21:00 de hoje, devido a precipitação forte e agitação marítima, estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Tendo em conta a previsão de precipitação forte, os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria ficam também em aviso amarelo até às 23:59 de sábado.

Apenas não estão abrangidos pelo aviso relativo a ventos fortes e que se estende até domingo os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro e os de Lisboa e Santarém, sobre os quais não recai qualquer aviso.

Para sábado, prevê-se condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se forte no litoral com rajadas na ordem dos 90 quilómetros/hora (km/h) nas terras altas.

Na região Sul o céu estará muito nublado com algumas abertas, queda de aguaceiros e possivelmente de granizo e nas regiões Norte e Centro registar-se-á uma pequena descida das temperaturas e queda de neve acima dos 1.400/1.600 metros, nas regiões montanhosas, segundo o IMPA.

Para Lisboa prevê-se céu muito nublado com aguaceiros fortes, possibilidade de queda de granizo, com condições favoráveis à queda de trovoada, vento moderado e temperatura máxima de 15ºC (graus Celsius) e mínima de 12ºC.

No Porto, onde as temperaturas vão variar entre os 11ºC e os 14ºC, o céu vai estar muito nublado, registando-se precipitação e queda de granizo, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, com vento moderado a forte com rajadas na ordem dos 70 km/h.

Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, prevê-se céu muito nublado com algumas abertas, períodos de precipitação e vento moderado a forte, com rajadas na ordem dos 70/80 km/h diminuindo a intensidade a partir da noite nos Açores.

Já para domingo, o IMPA prevê possibilidade de ocorrência de trovoada e vento fraco a moderado na zona do oeste com rajadas até 60 km/h no litoral e nas terras altas.

Na região Sul, estará céu muito nublado com algumas abertas, verificando-se queda de chuva e a possibilidade de granizo nas regiões Norte e Centro.

Para os arquipélagos dos Açores e da Madeira o instituto prevê períodos de céu muito nublado com abertas, precipitação fraca e vento noroeste moderado com rajadas até 50 km/h nos Açores e moderado a forte na Madeira, nas zonas montanhosas.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG