Tromba de água esta tarde na Ericeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirma que se verificou um fenómeno extremo, ao largo da Ericeira, que originou a formação de uma tromba de água.

O alerta foi dado por um vídeo colocado no YouTube cerca das 18.00, onde era possível ver um grande cone de água no mar, na zona da Ericeira. O vídeo terá sido feito cerca de uma hora antes.

"Em meia hora houve três vezes sol e três vezes chuva. Criou-se uma espécie de cortina e formaram-se três cones. O segundo foi o que permaneceu", descreve Isabel Cunha. Estava no seu posto de trabalho, na receção do Parque de Campismo de Milregos, na Ericeira, com vista para o oceano.

O fenómeno terá começado cerca das 16.54: foi a essa hora que tirou a primeira de várias fotografias. Lembra-se que a ondulação estava agitada. Mas não houve pânico porque a tromba de água estava longe, sobre o mar, relata ao DN.

Ao DN, Cristina Simões, do IPMA, adianta que "pelas imagens recebidas, parece realmente um tornado que, por ocorrer no mar, se chama de tromba de água".

A meteorologista salienta que embora não seja possível determinar a ocorrência deste tipo de fenómenos mais extremos, "havia condições para que tal se verificasse".

"Estamos a atravessar um pós-frontal muito instável, que pode levar à ocorrência de fenómenos mais adversos", frisa. Segundo Cristina Simões, "atualmente as condições são de aguaceiros, por vezes fortes, com trovoadas associadas".

A meteorologista salienta que as imagens vão agora ser analisadas pelos peritos, "para depois o fenómeno ser devidamente classificado". Quanto à velocidade dos ventos, "não será fácil estimar porque cone de vento não passou numa estação meteorológica".

De qualquer forma, o IPMA deverá emitir novas informações sobre este fenómeno nos próximos dias

VEJA AQUI O VÍDEO DO YOUTUBE

Mais Notícias

Outras Notícias GMG