Três distritos sob aviso laranja por chuva forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto sob aviso laranja entre as 00:00 e as 10:00 de quinta-feira, por previsões de chuva forte.

De acordo com as informações disponíveis na página da Internet do IPMA, nestes três distritos e também nos distritos de Vila Real, Aveiro, Coimbra e Leiria vai vigorar, pelo mesmo período, um aviso amarelo, por previsões de períodos de chuva por vezes forte, agitação marítima e vento forte, com rajadas que podem atingir os 70km/h.

O aviso amarelo por agitação marítima, que apenas não se aplica ao distrito de Vila Real, por não ter orla costeira, foi ativado por previsões de ondas que podem atingir os cinco metros de altura.

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, pelo que o IPMA recomenda às populações que se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e que sigam as orientações da Proteção Civil.

Já o aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas, sendo recomendável o acompanhamento da sua evolução.

Para quinta-feira, para as regiões norte e centro o IPMA prevê condições para céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde, mas períodos de chuva por vezes forte na região norte durante a manhã.

O IPMA prevê ainda queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da manhã, uma pequena subida da temperatura mínima e uma pequena descida da máxima.

Para o sul o IPMA antecipa para quinta-feira céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, e períodos de chuva, em geral fraca.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG