Três distritos do Sul em alerta laranja devido ao calor

Alerta mantém-se até quarta-feira e deve-se às elevadas temperaturas previstas, que podem chegar aos 40 graus. Guarda, Penhas Douradas, Madeira e Porto Santo registam valor "extremo" de radição ultravioleta.

Três distritos do Sul do país estão entre as 06:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira em aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido ao calor, informou o Instituto de Meteorologia (IM).

Devido à continuação de valores elevados da temperatura máxima, o IM lançou um aviso laranja para os distritos de Évora, Beja e Portalegre.

As regiões do Funchal, Guarda, Penhas Douradas e Porto Santo vão registar hoje um valor "extremo" de radiação ultravioleta, pelo que a população deve evitar a exposição ao sol, informou o Instituto.

De acordo com a mesma fonte, 21 outras regiões, das 27 analisadas pelo IM, vão apresentar um valor "muito alto" de radiação ultravioleta (UV), com valores que variam entre os índices oito e dez.

Também devido às altas temperaturas, estarão sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Vila Real e o arquipélago da Madeira.

O IM prevê para hoje no continente, tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado por nuvens altas na região Sul, e pequena subida de temperatura.

No arquipélago da Madeira está previsto céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte até fim da manhã e pequena subida da temperatura máxima.

O IM espera para hoje temperaturas entre os 15ºC e 27ºC no Porto, os 20ºC e 35ºC em Lisboa e os 23ºC e 31ºC em Faro.

Segundo a mesma fonte, até quarta-feira, as temperaturas máximas em muitos pontos de Portugal continental podem atingir valores a rondar os 40ºC, prevendo-se para quinta-feira uma descida abrupta, que poderá chegar aos 10ºC em alguns locais.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG