Subida do rio coloca Bacia do Tejo em "alerta amarelo"

A Proteção Civil de Santarém ativou o plano de emergência para cheias na bacia do Tejo e decretou alerta amarelo para a zona onde nas próximas horas pode verificar-se a subida dos caudais.

"É expectável nas próximas horas uma subida gradual do rio Tejo", informou o comando Distrital de Proteção Civil de Santarém (CDOS) num aviso difundido ao final do dia de hoje e em que anuncia a ativação do Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.

A previsão que colocou a região sob o nível de "alerta amarelo" resulta da precipitação sentida no distrito mas, "essencialmente das descargas das barragens espanholas e portuguesas" que fizeram aumentar os níveis higrométricos e caudais do rio Tejo.

No comunicado, o CDOS aconselha a população, sobretudo das zonas ribeirinhas, a retirar das áreas normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e animais.

Não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas é outro dos cuidados sugeridos pela proteção civil.

A situação está a ser acompanhada pelos CDOS de Santarém, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, IP, EDP produção, Serviços Municipais de Proteção Civil e Agentes de Proteção Civil.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG