O namoro das típicas lavadeiras e dos soldados

"Lavadeiras e soldados no Castelo enamorados." Este é o tema que as Marchas do Castelo levam hoje ao MEO Arena (antigo Pavilhão Atlântico) e dia 12 à Av. da Liberdade. "Escolhemos as lavadeiras porque é algo tipicamente português, os soldados foi imposição do responsável que queria uma marcha com tambores e assim estão enamorados no castelo", explicou ao DN a ensaiadora. Ana Fonseca tomou as rédeas da marcha a meio do ano passado e conseguiu ficar em 6.º lugar. Agora diz estar "bastante contente com este grupo, há amizade e respeito e isso é fundamental para ganharmos". Ao seu lado encontra-se a pequena mascote do Castelo, Martim, seu filho, que aos 2 anos já marcha como os "grandes".

Aos 20 anos, Nuno Santos é filho do marchante mais velho sendo ele o mais novo no grupo, uma outra experiência para quem aos 7 anos era a mascote do bairro. "Desde criança que sempre tive este sonho e como cresci no bairro, sempre fez sentido juntar-me às marchas", recorda. Agora esforçasse para aprender a coreografia e acredita que há "uma boa hipótese de ganhar. Se não conseguirmos, já fico feliz por participar".

Como sempre a Marcha do Castelo não tem tido dificuldades em encontrar marchantes e os responsáveis têm mesmo de fazer uma seleção. "Procuramos que sejam pessoas do bairro, marchantes antigos e que tenham jeito para dançar", explica Pedro Fonseca, responsável da marcha há quatro anos. Garante que em 2013 será mostrada "uma marcha diversificada, somos sempre os melhores, preparamos um grande espetáculo visual e trabalhamos para ganhar!". Só espera que os jovens que vão continuar com a tradição do bairro não se deixem levar pelos nervos.

Alheio à conversa, o ensaio continua com muitas gargalhadas e ainda mais empenho. Os arcos carregados pelos homens continuam nus mas os "soldados" já usam os tambores enquanto as "lavadeiras" carregam trapos velhos e os baldes. Sempre acompanhados pelo cavalinho afina-se as gargantas e vencesse a timidez. Ou seja, canta-se com o coração.

Padrinhos: Sónia Matias e Joaquim Bastinhas

Mais Notícias

Outras Notícias GMG