Sensibilização para cancro que mata 11 pessoas por dia

No Mês da Luta Contra o Cancro do Intestino a Europacolon promove ações de sensibilização e prevenção da doença que conhece 19 novos casos por dia e mata 11 portugueses diariamente.

A Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino, Europacolon, que promove a prevenção e o conhecimento do cancro colo-rectal, celebra no mês de março, o mês dedicado à luta contra esta doença oncológica.

Esta é a segunda mais comum entre os homens e mulheres portugueses e com uma taxa de mortalidade que ronda os 50%.

Vítor Neves, presidente da Europacolon refere que "o mês de Março é apenas o reforço de tudo o que fazemos ao longo do ano e o sublinhar dos nossos objetivos que para este ano passam por aumentar o nível de informação aos doentes e população em geral."

Durante este mês decorrerão várias iniciativas com a finalidade de colmatar as necessidades de apoio e de informação sobre o cancro do intestino os processos terapêuticos e sensibilizar os cidadãos para as atitudes preventivas de uma doença que mata cerca de três mil portugueses e que regista mais seis mil novos casos por ano.

As campanhas de sensibilização chegam também às escolas do grande Porto com o objetivo educar na prevenção do cancro colo-rectal, motivando os alunos, os pais e a comunidade escolar a adotar comportamentos promotores de saúde, como uma alimentação saudável e a prática de atividade física regular.

A doença oncológica atinge cerca de 80 540 portugueses e é a nível mundial das doenças mais comuns em ambos os sexos, matando por ano cerca de 320 397 homens e 288 654 mulheres em todo o mundo.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG