Seis distritos e arquipélago da Madeira sob aviso laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje seis distritos de Portugal continental e a costa norte do arquipélago da Madeira sob aviso laranja, devido à previsão de forte agitação marítima.

Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e a costa norte do arquipélago da Madeira vão estar sob aviso laranja (entre as 18:00 de sexta-feira e as 05:59 de sábado) devido à previsão de forte agitação marítima com ondas entre os cinco e os sete metros.

De acordo com o site da Internet do IPMA, estes seis distritos vão estar também sob aviso amarelo (entre as 12:00 de hoje e as 23:59 de sexta-feira) devido à previsão de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada e vento forte.

Sob aviso amarelo estão também os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Évora devido à previsão de aguaceiros que poderão ser por vezes fortes, granizo e trovoadas, vento forte e queda de neve acima dos 1.400 metros baixando a quota para os mil metros.

O aviso amarelo para estes distritos vai estar em vigor até às 23:59 de sexta-feira.

O IPMA informa na sua página da Internet que o arquipélago dos Açores vai estar sob aviso laranja e amarelo entre as 07:00 e as 22:59 de hoje.

Sob aviso laranja estão os grupos Central (S. Jorge, Terceira, Graciosa, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo) por causa da previsão de agitação marítima com ondas que podem atingir os oito metros.

Todo o arquipélago vai estar hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros pontualmente forte e vento de oeste.

De acordo com o IPMA, aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, corresponde a "situação meteorológica de risco moderado a elevado" enquanto o amarelo (terceiro mais grave numa escala de quatro) significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA adiantou na terça-feira que Portugal vai ser afetado por uma massa de ar frio polar, que vai causar uma baixa acentuada das temperaturas entre sábado e quarta-feira.

Para hoje, o IPMA prevê para Portugal continental céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva, passando a aguaceiros que poderão ser por vezes forte e acompanhados de trovoada, queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela baixando a quota para os 1.400 metros, vento fraco, sendo forte no litoral e pequena subida da temperatura máxima.

No arquipélago da Madeira prevê-se para hoje céu muito nublado e vento fraco enquanto no arquipélago dos Açores está previsto vento muito forte e aguaceiros.

Quanto às temperaturas máximas, prevêem-se 17 graus Celsius para Lisboa e Faro, 15 para o Porto, 17 em Ponta Delgada, 16 em Angra do Heroísmo e 15 em Santa Cruz das Flores e 21 no Funchal.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG