Risco "muito alto" de exposição à radiação UV

Vinte e duas regiões do continente e o grupo oriental dos Açores apresentam hoje risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta, em dia de aumento de temperaturas, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA informa que as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Penhas Douradas e Ponta Delgada (Grupo Oriental dos Açores) apresentam risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta UV.

Com o nível "muito alto", o IPMA, na sua página na Internet, aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao Sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o "baixo" e o "extremo", sendo o máximo o 11.

As temperaturas começam a subir na sexta-feira, intensificando-se a tendência no fim de semana, quando algumas zonas do país vão atingir perto de 30 graus.

Margarida Gonçalves, meteorologista do IPMA, disse à agência Lusa na quinta-feira que os valores de temperaturas máximas vão estar na ordem dos 30 graus nas regiões do interior e do Vale do Tejo, a chegarem ao litoral valores de 27 e 28 graus.

"Esta situação vai manter-se até ao dia 03 de junho, sem precipitação", acrescentou.

Já o vento vai, nos próximos dias, continuar a soprar com alguma intensidade, de acordo com as previsões do IPMA.

Para hoje no continente, prevê-se céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente nublado por nuvens baixas até ao início da manhã no litoral entre os cabos Mondego e Raso, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas em especial durante a tarde e pequena subida de temperatura.

Na Madeira e no Açores, a previsão aponta para céu com períodos de muito nublado e vento fraco.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 24 graus Celsius, em Faro 24, em Évora e Beja 28, Castelo Branco 26, Porto 20, Funchal 21 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 20.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG