Queda de ponte de Entre-os-Rios faz hoje 10 anos

Foi há dez anos que Portugal viu a ponte de Entre-os-Rios cair. A tragédia provocou a morte a 59 pessoas. Hoje já há investigadores a aperfeiçoar técnicas que podiam ter evitado todo o drama.

Um grupo de investigadores do Instituto de Telecomunicações (IT), na Universidade de Aveiro, desenvolveu um sistema para monitorizar remotamente e em tempo real a integridade de obras de arte rodoviárias, que poderia ter evitado a tragédia de Entre-os-Rios.

"Este sistema permite avaliar com antecedência se algo está a correr mal numa determinada infraestrutura", disse à Lusa o coordenador do projecto, Rogério Nogueira, adiantando que com esta solução teria sido possível evitar a tragédia provocada pela queda da ponte de Entre-os-rios, que roubou a vida a 59 pessoas, em 2001.

O projecto, utilizando a tecnologia de sensores de fibra óptica, prevê a colocação de vários sensores de deformação, aceleração e temperatura, em pontos críticos das estruturas a estudar, que enviam os dados para um sistema central.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG