Prova de Matemática com grau adequado de exigência

Os alunos do 4.º ano consideram que a Prova Final de Matemática era "fácil" e sem questões inesperadas. Pais e professores também aprovam exigência do enunciando.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), "a Prova Final de Matemática do 1.º ciclo do Ensino Básico que se realizou hoje tem, em qualquer dos cadernos, uma extensão adequada ao tempo previsto para a sua resolução e um grau de exigência apropriado à avaliação dos conhecimentos e capacidades dos alunos que terminam este ciclo". "É de salientar a inexistência de items demasiado triviais e a presença de problemas com nível de complexidade mais elevado, o que permite valorizar o trabalho dos melhores alunos", refere ainda a SPM.

Por seu turno, a Associação de Professores de Matemática (APM) defende que "esta prova, de uma maneira geral, é adequada, ao nível etário dos alunos e está de acordo com o Programa de Matemática do Ensino Básico em vigor". "Apresenta questões com diversos graus de dificuldade e não é uma prova globalmente elementar nem de resolução imediata, tendo questões que exigem níveis de raciocínio mais elaborados", frisa ainda a APM.

Perto de 107 mil alunos fizeram esta manhã a prova de Matemática. Aqueles que não obtiveram aprovação positiva ou, por motivos devidamente justificados, tenham faltado à Prova Final, terão uma segunda oportunidade a 12 de julho.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG