Prova de avaliação dos professores marcada para 19 de dezembro

Ministério da Educação marca prova para dia 19, uma sexta-feira, e não para dia 20, como sindicatos temiam.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) informou hoje que a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) realiza-se este ano a 19 de dezembro, uma sexta-feira. Fica assim afastada a hipótese de ser a um sábado, como temiam os sindicatos.

A aprovação nesta prova é obrigatória para os professores que pretendem concorrer para dar aulas em escolas públicas - e com menos de cinco anos de serviço. No entanto, dos 13 551 candidatos à PACC, no ano passado, apenas 388 estão a dar aulas.

A realização da primeira edição da prova, em dezembro passado, foi rodeada de polémica. Devido à greve dos professores e ao boicote em muitas escolas, o MEC foi obrigado a marcar uma segunda chamada para julho, que também gerou muitos protestos.

Este ano, ao contrário do ano passado, está prevista a realização das duas componentes: a componente geral a 19 dezembro e a específica (para cada disciplina) a partir do dia 1 de fevereiro. As inscrições para o exame de dezembro decorrem durante a próxima semana no site do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).

Em comunicado, o MEC considera que a PACC é "uma parte fundamental de um conjunto de medidas tomadas" para "melhorar progressivamente a qualidade da docência, que é componente central da qualidade do sistema educativo".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG