Primeiro-ministro chinês passeou em Angra do Heroísmo

Presença de Wen Jiabao na ilha da Terceira, onde percorreu o centro histórico, resultou de uma escala técnica no regresso da cimeira sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro.

Um café numa esplanada de Angra do Heroísmo, uma visita ao centro histórico e uma deslocação ao Monte Brasil para apreciar a vista sobre a cidade marcaram hoje uma escala do primeiro-ministro chinês na ilha Terceira, nos Açores.

O avião com a comitiva do chefe do Executivo chinês aterrou na Base das Lajes pouco antes das 09:00 (10:00 em Lisboa) e, depois de cumprimentos protocolares, Wen Jiabao seguiu de imediato para Angra do Heroísmo.

O primeiro-ministro chinês, acompanhado por uma comitiva de cerca de uma centena de pessoas, entre os quais seis ministros, percorreu a pé algumas ruas do centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO. Wen Jiabao esteve sentado numa esplanada para tomar café e acabou por trocar algumas palavras com os restantes clientes.

Na breve passagem por Angra do Heroísmo, Wen Jiabao entrou numa loja tradicional, mas também visitou um estabelecimento comercial gerido por um cidadão do seu país, antes de se deslocar ao Monte Brasil, onde admirou a vista sobre a cidade.

Após um breve período de descanso numa unidade hoteleira e do almoço, o primeiro-ministro chinês voltou a embarcar, seguindo viagem de regresso à China.

A visita de Wen Jiabao à Terceira resultou de uma escala técnica, no regresso da comitiva chinesa que esteve no Rio de Janeiro a participar na conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável Rio+20 e em visita à Argentina, Paraguai e Chile.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG