Portugueses à prova para campeonato de aviões... de papel

Chama-se Red Bull Paper Wings e vai levar uma equipa portuguesa à Áustria para tentar criar o melhor avião de papel do mundo.

As provas de qualificação nacionais para o campeonato de aviões de papel Red Bull Paper Wings começaram esta quinta-feira, no Porto, e vão decorrer até 25 de março um pouco por todo o país. O objetivo: encontrar a melhor equipa que consiga fazer voar uma folha de papel dobrada.

O campeonato, que vai já na quarta edição, cumpre inclusivamente os regulamentos do Livro dos Recordes do Guinness. Na final, que se realizará nos dias 8 e 9 de maio no mítico Hangar 7 da Red Bull, em Salzburgo, na Áustria, são esperados participantes de 90 países.

Na última edição, em 2012, Portugal também esteve presente, entre mais de 37 mil participantes. A organização mostrou como foi:

A prova é muito competitiva e conseguem-se resultados impressionantes. O recorde da distância de voo é de 63,19 metros, conseguida pelo americano Stephen Krieger em 2003. E o mais longo tempo de voo do mundo foi conseguido pelo japonês Takuo Toda, em 2009, que foi capaz de manter o seu avião de papel no ar durante 27,9 segundos.

Os concorrentes devem ser universitários, tendo a prova desta quinta-feira decorrido na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Serão estas as provas de qualificação seguintes:

- 3 de março: Lisboa (Instituto Superior Técnico)

- 4 de março: Almada (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa)

- 12 de março: Faro (Pavilhão Desportivo Municipal da Penha)

- 18 de março: Coimbra (Cantinas da Universidade de Coimbra)

- 24 de março: Guimarães (Campus de Azurém - Universidade do Minho)

- 25 de março: Porto (Pavilhão do Instituto Politécnico do Porto)

- 28 de março: Final Nacional - Almada (Almada Fórum)

A final mundial será a 8 e 9 de maio na Áustria, no Hangar 7 em Salzburgo.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG